Otorrinolaringologia

No processo de envelhecimento, ocorrem mudanças esperadas nas estruturas e funções corpóreas. As alterações associadas à idade são específicas para cada órgão, iniciando-se em diferentes partes do corpo e com um ritmo de mudança que varia para cada indivíduo.
A perda de audição decorrente da idade é chamada de "Presbiacusia" e interfere na comunicação do idoso. Quando avançada, pode causar impacto em sua qualidade de vida, levando à diminuição de suas relações sociais e até ao isolamento. Nesse sentido, procuramos abordar os efeitos negativos da deficiência auditiva a partir do desenvolvimento de estratégias comunicativas e de orientação familiar, além da utilização de recursos tecnológicos disponíveis, como aparelhos de amplificação sonora.
Outras mudanças que acontecem com a idade podem comprometer os órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, faringe e laringe), modificando, consequentemente, as funções orofaciais (mastigação, deglutição e fala). Denomina-se "Presbifagia" a dificuldade de deglutição em função do envelhecimento natural das estruturas envolvidas, sem doença associada.
Além do mais, se a pessoa idosa apresentar engasgos com frequência, perda de peso ou pneumonia, ela pode estar diante de um quadro de "Disfagia", que é a dificuldade na deglutição.
Nestes cenários, o Otorrinolaringologista é o médico habilitado a identificar e ajudar o paciente com dificuldades na deglutição e na audição. Portanto, fique atento aos sintomas e converse com o seu médico.