Geriatria

O que é a Geriatria?
A Geriatria é a especialidade médica que estuda o envelhecimento em seus aspectos biológico, social e psicológico, englobando desde a promoção a um envelhecer saudável até o tratamento especializado e a reabilitação do paciente idoso. A Geriatria tem como objetivo não só proporcionar longevidade, mas garantir uma melhor qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.
O Geriatra é o médico que se especializou no cuidado global à saúde de pessoas idosas, compreendendo não somente doenças específicas de um órgão ou sistema, mas também a interação entre elas diante do processo de envelhecimento. Em outras palavras, o Geriatra acaba sendo o Gestor de Saúde do Idoso e é capaz de:
- Realizar uma avaliação multidimensional com o objetivo de compreender globalmente a saúde do paciente idoso;
- Avaliar, prevenir e tratar as principais doenças e problemas relacionados ao envelhecimento;
- Promover medidas para um envelhecimento bem-sucedido;
- Avaliar e definir um plano de reabilitação para limitações funcionais e de memória;
- Analisar e ajustar a lista completa de medicamentos que o paciente faz uso;
- Ser o elo de conversa entre os diversos profissionais de saúde, familiares e cuidadores envolvidos na saúde do idoso, tendo sempre como meta a qualidade de vida.
A) Quando procurar um Geriatra?
A definição de idoso pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é feita a partir da idade cronológica, ou seja, todo individuo com 60 anos ou mais. No entanto, sabemos que o processo de envelhecimento biológico tem início desde cerca dos 25 anos e ocorre em velocidades diferentes em cada pessoa, a depender de seus hábitos de vida e fatores genéticos.
Portanto, quanto mais precocemente for o acompanhamento geriátrico (sendo recomendado mesmo antes dos 60 anos), mais ações preventivas poderão ser feitas para um envelhecimento saudável, além de permitir uma melhor compreensão de quais mudanças são esperadas e normais nesse processo.
Além do tratamento clínico de doenças prevalentes dessa faixa etária (como, por exemplo, osteoporose, demências, hipertensão e diabetes), o Geriatra também é capaz de avaliar e tratar sintomas que geralmente apresentam múltiplas causas, como alterações de memória, quedas, alterações de equilíbrio e marcha, tontura, perda de peso, alterações de humor e sono, incontinência urinária e dor crônica.
Por fim, o Geriatra também pode ser procurado para o acompanhamento de pacientes com múltiplas doenças já estabelecidas, evitando novas complicações, reabilitando aquelas já existentes e fornecendo cuidados paliativos para as doenças sem possibilidade de cura.
B) Como é a consulta geriátrica?
Devido à abordagem global do paciente, a consulta geriátrica é um pouco mais demorada que outras consultas médicas. Em consulta, são abordados os antecedentes clínicos do paciente, todas as medicações em uso, vacinação, hábitos de vida, aspectos nutricionais, ambientais e psicossociais. Alguns testes e escalas podem ser aplicados para a avaliação de memória, avaliação do equilíbrio e marcha, avaliação da capacidade funcional, da visão e audição. Ao agendar uma consulta geriátrica, para melhor aproveitá-la, recomendamos vir acompanhado de(a):
- Todos os exames de imagem (cardiológicos, densitometria óssea, mamografia, neurológicos, etc.);
- Todos os exames laboratoriais (sangue e urina) do último ano;
- Carteira de vacinação;
- Todas as receitas ou medicamentos em uso (incluindo vitaminas, analgésicos, fitoterápicos e medicamentos naturais);
- Todas as suas queixas e dúvidas anotadas para aproveitar ao máximo o período em que estiver em avaliação;
- Um familiar ou cuidador próximo, se necessário, quando a queixa for alteração de memória;
- Vestimentas confortáveis e de fácil retirada para a realização do exame físico.