top of page

Fisioterapia e Avaliação Funcional

Fisioterapia e Avaliação Funcional

Atualmente, o processo de envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida da população reforçam a necessidade de maior atenção dos profissionais de saúde para a incapacidade funcional dos idosos. A tendência atual é ver um número crescente de idosos que, por estarem vivendo mais, apresentam um número maior de doenças crônicas que podem levar a uma incapacidade funcional a curto ou longo prazos.

A Avaliação Funcional tem como objetivo contextualizar o idoso por meio de três pilares principais: o Indivíduo, a Tarefa e o Ambiente. Inicialmente, verificamos as causas de possíveis disfunções musculoesqueléticas por meio de uma queixa funcional específica, como dor nos joelhos ao subir e descer escadas, dor no quadril ao se levantar da cama e cadeira, dor nos ombros ao se vestir, por exemplo. A seguir, utilizamos simulações reais das ocasiões e ações em que o paciente apresenta dor com o objetivo de termos uma melhor avaliação da queixa relatada. A análise destas ações é feita detalhadamente e analisada pelo Fisioterapeuta, que, após o diagnóstico fisioterapêutico, poderá realizar o tratamento com recursos e técnicas específicas para as individualidades de cada idoso.

Portanto, é fundamental a identificação precoce de movimentos e tarefas que levem a possíveis lesões, visando a prevenção de dores e limitações funcionais futuras. Do mesmo modo, quando a dor e a queixa já estiverem presentes, a Avaliação Funcional e a Fisioterapia são fundamentais para a recuperação funcional e para a reinserção social e ambiental do paciente idoso.

Prancheta 1.png

Edifício Atrium Jardins
Rua Cristiano Viana, 401, cj. 710. Pinheiros, São Paulo

Estacionamento no local

Atendimentos realizados presencialmente e online

Tel: (11) 2476-7074

WhatsApp: (11) 94325-1005
contato@geriatriaesaudemental.com.br

bottom of page