Enfermagem e Gestão de Cuidados Domiciliares

O enfermeiro com especialização em Gerontologia é capacitado a identificar as necessidades do paciente idoso e, junto à equipe multidisciplinar, estabelecer estratégias para promover o envelhecimento com qualidade de vida e segurança. A nossa equipe de enfermeiros tem como principais objetivos junto ao paciente idoso e seus familiares:
1. Identificar as necessidades do paciente quanto às atividades de vida diária, seja como executor ou recebendo auxílio do cuidador.
2. Identificar atividades e hábitos que exponham o paciente a risco iminente de dano, realizando avaliações sistemáticas para classificar o nível destes riscos (de queda, de aspiração, de formação de lesões por pressão, de dermatite associada à incontinência, dentre outros).
3. Identificar a qualidade do cuidado já implantado (quando o paciente conta com cuidador, seja ele familiar ou não) e a capacidade de adequação a cuidados de maior complexidade, quando necessário.
4. Implantar adequações na alimentação, higiene, vestimenta, atividades de lazer e atividades cognitivas, segundo as limitações individuais e de acordo com o momento de vida de cada paciente.
5. Avaliar as formas de uso de medicações, identificando modos de ingesta e possíveis associações inadequadas, objetivando garantir a melhor e correta absorção dos medicamentos.
6. Identificar e propor adequações estruturais nos ambientes em que o paciente está inserido, seja domiciliar ou no local de trabalho, quando necessário.
Após o levantamento e a análise de dados, a equipe de Enfermagem apresenta à equipe Médica e Multidisciplinar, bem como à família, um plano assistencial de cuidados, prevenção de doenças, reabilitação funcional e orientações que atendam aos objetivos de promoção da saúde do paciente.